O Paxlovid (nirmatrelvir + ritonavir) teve seu uso emergencial aprovado no Brasil em 30/03/2022 para o tratamento de COVID-19 em adultos que não requerem oxigênio suplementar e que apresentam risco aumentado de progressão para formas graves da doença.
Nirmatrelvir é um inibidor da principal protease do SARS-CoV-2, enquanto ritonavir é um inibidor de protease do HIV-1 e inibidor de CYP3A. Embora o ritonavir não seja ativo contra a protease do SARS-CoV-2, inibe o metabolismo do nirmatrelvir, proporcionando concentrações plasmáticas aumentadas.
Dispensação em farmácias e hospitais
O medicamento estará disponível somente nos parceiros comerciais selecionados que tenham capacidade logística para atender rapidamente a demanda no país.
A princípio, serão no máximo cinco grandes redes de farmácia, no máximo cinco hospitais privados, sendo um em cada região do Brasil, e duas empresas que comercializam medicamentos especiais. Cada rede de farmácia será responsável pelo controle da capilarização da comercialização do medicamento.
O fabricante deve manter e priorizar o abastecimento para o programa do SUS, no qual o uso é restrito a imunocomprometidos com idade a partir de 18 anos ou pacientes com 65 anos ou mais.
Administração
- Administrado assim que possível, após o resultado positivo do teste diagnóstico e avaliação médica, dentro de cinco dias após o início dos sintomas.
- Posologia: dois comprimidos de nirmatrelvir 150 mg + um comprimido de ritonavir 100 mg (juntos), via oral, duas vezes ao dia por cinco dias.
- Dose esquecida dentro de oito horas do horário programado: deve ser administrada assim que possível e o tratamento deve ser continuado normalmente.
- Dose esquecida acima de oito horas do horário programado: não deve ser administrada e o tratamento deve ser retomado no próximo horário programado. Não se deve dobrar a dose para compensar a perda.
- Comprimidos devem ser ingeridos inteiros, não mastigados, partidos ou esmagados. Podem ser ingeridos em jejum ou com alimentos.
Interações medicamentosas
- O uso de medicamentos que induzem ou inibem a enzima CYP3A pode diminuir ou aumentar a concentração de Paxlovid, respectivamente.
- Pelo fato de o ritonavir ser um inibidor de CYP3A, também pode aumentar a concentração plasmática de medicamentos metabolizados por essa enzima.
- Os fármacos contraindicados durante o uso de Paxlovid estão descritos abaixo, mas o farmacêutico também deve avaliar que há outras interações potencialmente significativas com outros fármacos.
Fármacos contraindicados durante o uso de Paxlovid
- Alfuzosina;
- Amiodarona;
- Antineoplásicos:
Apalutamida, Crizotinibe, Everolimo, Venetoclax;
- Antirretrovirais:
Efavirenz, Maraviroque;
- Atorvastatina;
- Bromocriptina;
- Carbamazepina;
|
- Clozapina;
- Colchicina;
- Di-hidroergotamina;
- Eletriptana;
- Eliglustate;
- Eplerenona;
- Etinilestradiol;
- Erva-de-são-joão
(Hypericum perforatum);
- Fenitoína;
|
- Fenobarbital;
- Fluconazol;
- Imunossupressores:
Sirolimo, Tacrolimo;
- Isavuconazônio;
- Ivabradina;
- Lomitapida;
- Lovastatina;
- Lurasidona;
- Midazolam;
- Primidona;
|
- Propafenona;
- Ranolazina;
- Rifampicina;
- Riociguate;
- Sildenafila
(tratamento de hipertensão arterial pulmonar);
- Sinvastatina;
- Tioridazina;
- Voriconazol;
|
Limitações de uso
- É de uso adulto, com venda sob prescrição médica;
- Não é autorizado para tratamento de pacientes que requerem hospitalização devido a manifestações graves ou críticas da COVID-19;
- Não está autorizado para profilaxia pré ou pós-exposição;
- Não está autorizado o uso por mais de cinco dias;
- Como não há dados de segurança, recomenda-se que seja evitada a gravidez durante o tratamento e, como medida preventiva, até sete dias após o término;
- Não é recomendado para pacientes com insuficiência renal grave ou falência renal, já que a dose para essa população não foi estabelecida.
Orientações ao farmacêutico
- A dispensação será exclusiva de farmacêuticos;
- O profissional terá acesso a um canal de contato direto com o fabricante;
- Deve ser orientado que o uso do medicamento é individual e exclusivo de quem recebeu a prescrição;
- As informações estarão em português de Portugal e espanhol, mas haverá um código QR para acesso às informações aprovadas pela Anvisa;
- O produto deve ser conservado em temperatura entre 15 e 30°C.
Referências:
BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Anvisa aprova venda do medicamento Paxlovid em farmácias. Disponível em: <https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2022/anvisa-aprova-venda-do-medicamento-paxlovid-em-farmacias>. Acesso em 22 nov. 2022.
BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Paxlovid (nirmatrelvir + ritonavir). Disponível em: <https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/paf/coronavirus/medicamentos/paxlovid-nirmatrelvir-ritonavir>. Acesso em 22 nov. 2022.
IBM MICROMEDEX. Drugdex. Greenwood Village: IBM Watson Health. Disponível em: <http://www.micromedexsolutions.com>. Acesso em 22 nov. 2022.
UNITED STATES OF AMERICA. Food and Drug Administration. PAXLOVID patient eligibility screening checklist tool for prescribers. Disponível em: <https://www.fda.gov/media/158165/download>. Acesso em 23 nov. 2022.
Tem dúvidas sobre medicamentos?
Entre em contato conosco: Clique aqui