Ouvidoria

Atribuições da Ouvidoria

A Ouvidoria é um canal de comunicação do CRF-PR com os farmacêuticos, proprietários de farmácia e a população em geral. Dessa forma, se torna mais um espaço de participação social e permite a cooperação ativa dos usuários no aperfeiçoamento dos serviços prestados.

Sua finalidade é receber sugestões, reclamações, solicitações, denúncias e elogios. Além do mais, o CRF-PR também disponibiliza um formulário para que o cidadão possa sugerir a simplificação do atendimento.

Portanto, quando o usuário não se sentir completamente atendido pelos nossos serviços, ele pode recorrer à Ouvidoria. Como também poderá registrar os elogios sobre suas experiências positivas ou sugerir propostas de melhoria.

Dessa maneira, são consideradas atribuições da Ouvidoria:

• Promover ações para aprimorar o exercício do controle social sob as atividades desenvolvidas pelo CRF-PR;
• Orientar o cidadão quanto ao encaminhamento de suas manifestações;
• Receber e tratar todos os relatos com isenção e imparcialidade;
• Controlar, acompanhar e encaminhar as manifestações aos setores de apuração para adoção das medidas cabíveis;
• Fornecer informações para subsidiar ações de fiscalização;
• Informar ao usuário o resultado de sua demanda;
• Divulgar os serviços prestados pela Ouvidoria e os indicadores alcançados;
• Identificar oportunidades de melhoria e propor medidas corretivas e preventivas.

Sob essa ótica, a Ouvidoria não atua:

• Na apuração de manifestações que não possuem informações suficientes para análise;
• No tratamento de questões pessoais ou privadas sem relação com os princípios da ética e da disciplina da Classe Farmacêutica;
• Em substituição aos canais institucionais de atendimento;
• Na modificação dos processos internos, mas contribuí para a melhoria desses.

Assim, a demanda dirigida à Ouvidoria do CRF-PR deverá referir-se a matéria de sua competência, ser apresentada com clareza e conter todas as informações necessárias à sua análise e tratamento.

Nos casos de manifestações que estejam correlacionadas com a atividade do CRF-PR ou que não se enquadrem nas atribuições da Ouvidoria, o cidadão será orientado a procurar o setor ou a Instituição responsável. 

Além disso, relatos que não contenham elementos mínimos de veracidade ou que forem redigidos de forma desrespeitosa, com falta de urbanidade e boa-fé, poderão ser encerrados ou arquivados.