Premio Jayme Torres 2012: resultado final

Data de publicação: 3 de dezembro de 2012

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) divulga os nomes dos vencedores do Prêmio Jayme Torres 2012 - Tema: Farmácia Hospitalar; Modalidade: Artigo; Categorias: Farmacêutico e Estudante da Farmácia. Os vencedores receberão seus prêmios em solenidade do CFF que será realizada em janeiro de 2013.

O artigo classificado em primeiro lugar, na Categoria “Farmacêutico”, foi “Impacto da atuação clínica do farmacêutico hospitalar no uso de antimicrobianos em uma unidade de terapia intensiva cardíaca pediátrica”. O artigo tem como autora principal a farmacêutica Marinei Campos Ricieri (CRF/PR) e como autores colaboradores Rosiane Guetter Mellho, Fabio de Araújo Motta e Andrea Lenzi, que receberão R$ 6.000,00 (seis mil reais), certificado e troféu.

O segundo artigo classificado foi “Atenção Farmacêutica para pacientes transplantado em um hospital universitário: intervenções farmacêuticas realizadas”, que tem como autora principal a farmacêutica Bruna Cristina Cardoso Martins (CRF/CE) e como autores colaboradores Thalita Rodrigues de Souza, Ângela Maria Pita Tavares Luna, Marta Maria de França Fonteles, Paulo Yuri Milen Firmino, Paula Frassinetti Castelo Branco Camurça Fernandes, José Huygens Parente Garcia, Cláudia Maria Costa de Oliveira e Eugenie Desirèe Rabelo Néri. Os autores receberão R$ 4.000,00 (quatro mil reais), certificado e troféu.

E o artigo classificado em primeiro classificado da Categoria “Estudante de Farmácia” foi “A importância da atuação permanente do farmacêutico na equipe multidisciplinar da UTI em benefício da saúde do paciente e redução de custos para um hospital no município de Imperatriz (MA)”. O artigo tem como autor principal o acadêmico Brenner Castro Silva e como autora colaboradora Jaqueline Vaz de Oliveira, ambos acadêmicos do curso de Farmácia da Faculdade Imperatriz (Facimp/MA), os quais receberão R$ 4.000,00 (quatro mil reais), certificado e troféu.

PRÊMIO - O Prêmio Jayme Torres de Farmácia foi instituído e concedido pelo CFF em conformidade com as Resoluções Normativas n.º 376, de 2002; nº 395, de 2003 e nº 512, de 2009. Sua organização é de responsabilidade da Comissão de Divulgação e Publicidade do CFF.
O Presidente do CFF, Walter Jorge João, comunicou, oficialmente, aos vencedores sobre a premiação e destacou a importância do tema. Para o dirigente, a Farmácia Hospitalar é uma das principais áreas de atuação do farmacêutico, pois além das atividades do cuidado com o paciente, é um dos ambientes em que o farmacêutico coloca em prática o seu conhecimento quanto à gestão do medicamento.

Fonte:CFF