4º Encontro Regional do Comitê Executivo da Saúde

Data de publicação: 10 de dezembro de 2012

O 4º Encontro Regional do Comitê Executivo da Saúde do Paraná, realizado no último dia 06 de dezembro, na sede da Justiça Federal, em Curitiba, encerrou as atividades do referido Comitê no ano de 2012 com evento que reuniu membros da Justiça Federal, Estadual, Ministério Público, Procuradoria do Estado, OAB, Secretaria da Saúde, Representante do CNJ, representante dos planos de saúde e da ANS, médicos, farmacêuticos, e gestores financeiros da saúde.

Os palestrantes abordaram assuntos importantes, como por exemplo, problemáticas envolvendo o uso do SUS por aqueles que possuem plano de saúde; fornecimento de novos medicamentos de custo elevado como o palivizumabe para tratamento de recém-natos e o trastuzumabe, para o câncer de mama; atuação de obstetras na cobrança para a realização do parto para gestantes que possuem plano de saúde; comentários sobre a nova Lei Complementar 141 que define o financiamento da saúde (estados têm que gastar 12% do que arrecadam com a saúde, os municípios 15% e a União tudo o que foi empenhado no ano anterior, mais a variação nominal do Produto Interno Bruto - PIB).

No evento, a representante do Tribunal de Justiça do Paraná, juíza Denise Antunes, afirmou que uma das demandas do comitê foi mapear as demandas da saúde e estabelecer um canal de apoio aos juízes para suas decisões. "Em janeiro será implantado no Paraná o Núcleo de Apoio Técnico – NAT, com a participação de farmacêuticos e médicos para dar apoio à decisão judicial quando da análise das tutelas de urgência", informou.

A magistrada ainda relembrou que o Tribunal de Justiça do Paraná e o Conselho Regional de Farmácia do Paranpa, formalizaram em novembro passado, convênio para a prestação de apoio técnico para auxiliar os magistrados na formação de um juízo de valor quanto à apreciação de questões clínicas apresentadas nos processos.

Na ocasião o Conselho Regional de Farmácia do Paraná foi representado pela Assessora política, Dra Sonia Dorneles e pela Assessora jurídica, Dra. Josiane Martinha do Prado. Também estiveram presentes o Secretário de Saúde Dr. Michele Caputo Neto, a Diretora de Assistência Farmacêutica da Sesa, Dra. Deise Pontarolli, A Diretora do CEMEPAR, Dra Suzan do Patrocínio Alves, a Diretora do Consórcio Paraná Saúde, Dra. Monica Cavichiolo, o Coordenador da Seccional CRF-PR de Ponta Grossa, Dr. José dos Passos Neto, e a Farmacêutica do município de São José dos Pinhais, Dra. Sônia Bertassoni.

O Comitê Executivo da Saúde no Paraná foi instalado no dia 8 de abril de 2011, seguindo a Recomendação nº 31/2010 e a Resolução nº 107/2010, do Conselho Nacional de Justiça, com a finalidade de subsidiar os magistrados e demais operadores do Direito nas questões envolvendo o Direito à Saúde e assegurar maior eficiência na solução das demandas judiciais correlatas. Durante este ano aconteceram encontros regionais em Maringá, Cascavel e Londrina.