Anvisa suspende amoxicilina e rifamicina da farmacêutica EMS

Data de publicação: 5 de fevereiro de 2015
Fotos: Du Amorin/A2 Fotografia para Folha de São Paulo
Créditos: Portal G1

A Anvisa anunciou nesta quarta-feira (4) a suspensão de dois antibióticos da farmacêutica EMS. Um deles é a amoxicilina + clavulanato de potássio 50 mg/ml + 12,5 mg/ml pó para suspensão oral. O outro é a rifamicina 10 mg/ml solução tópica spray.

No caso da amoxicilina, a suspensão se aplica à distribuição e venda de todos os lotes do produto fabricados a partir de fevereiro de 2013. Segundo a determinação da agência, o produto deve parar de ser fabricado e os estoques restantes no mercado devem ser recolhidos pela empresa.

A suspensão foi determinada porque o produto estava sendo fabricado com excipiente diferente do que foi aprovado pela Anvisa. Os excipientes são substâncias presentes nos medicamentos para dar características como volume, forma e consistência ao produto. Além disso, um insumo farmacêutico usado no medicamento estava sendo sintetizado de forma diferente do que consta no registro. "As duas mudanças podem levar a alterações no resultado final do produto", diz nota divulgada pela agência.
No caso da rifamicina, a suspensão ocorreu porque a empresa aumentou o tamanho do lote em 10 vezes sem a aprovação da Anvisa.

Em nota, a EMS afirma que "já está tomando todas as providências necessárias". "A empresa ressalta que sempre manteve os mais rigorosos padrões de produção e qualidade em seus medicamentos", acresentou a farmacêutica, que colocou à disposição dos consumidores o telefone 0800-191914 (de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h).