Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Gilead negocia novo tratamento da hepatite C com governo brasileiro


Fonte: Valor Econômico
Data de publicação: 11 de junho de 2015
Créditos: Stella Fontes

A Gilead Sciences, biofarmacêutica com sede nos Estados Unidos e forte atuação em medicamentos usados no tratamento da Aids e hepatite, está em negociações avançadas com o governo para oferecer um novo tratamento e cura da hepatite C. Foi justamente esse medicamento, com taxa de cura superior a 90%, o Sovaldi (Sofosbuvir), que alçou o laboratório californiano, conhecido globalmente por suas terapias de tratamento da Aids, ao grupo das maiores farmacêuticas em receita. Em 2014, o faturamento foi de US$ 24,9 bilhões.

De acordo com Norton Oliveira, vice-presidente da Gilead para América Latina e Caribe, o próprio Ministério da Saúde pediu urgência na aprovação do medicamento pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) diante da combinação de inovação e custo oferecida pelo tratamento. Com a nova tecnologia, a expectativa é a de que o número de pacientes que recebem o tratamento triplique em relação aos 10 mil a 12 mil por ano atualmente.

"Na Gilead, os preços são definidos conforme o PIB Produto Interno Bruto per capita do país. Acreditamos que a inovação não pode estar disponível para apenas uma parte da população", disse o executivo, em entrevista ao Valor. A expectativa, já sinalizada pelo próprio governo, é a de que o Sofosbuvir, aprovado em março pela Anvisa, esteja disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) no segundo semestre.

O contrato, segundo Oliveira, será o primeiro firmado diretamente pela Gilead do Brasil. "Já fornecemos um antiviral o Tenofovir, mas o contrato é internacional. O objetivo de abrir um escritório no país foi justamente buscar novas oportunidades de negócio", acrescentou.

O primeiro escritório da Gilead na América do Sul, instalado em São Paulo (SP), foi inaugurado em outubro. A farmacêutica americana já tinha planos de aterrissar no país há quase dez anos, mas o início da produção da cópia genérica do Tenofovir, droga de alto custo que é usada no tratamento da aids, pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), de Minas Gerais, acabou adiando os planos.

Na região, contou o executivo, o tratamento da aids, de hepatites virais e drogas contra o câncer estão no foco da farmacêutica, que pretende ampliar parcerias com parceiros locais e desenvolver medicamentos adequados à realidade do país.

Neste momento, há oito estudos clínicos em andamento por aqui. Até o fim do ano, a previsão é a de abertura de laboratório de controle de qualidade e de um armazém e centro de distribuição em Brasília, escolhida por ser a sede do governo brasileiro.

Em todo o mundo, o laboratório atua em seis áreas terapêuticas, incluindo doenças inflamatórias e respiratórias graves e quadros clínicos cardiovasculares, e seu portfólio é composto por 19 produtos comercializados, entre os quais o tratamento completo para infecção por HIV em pílula única e uma dose diária.

Conforme Oliveira, na composição de seus preços, além da análise do PIB per capita, a biofarmacêutica leva em conta a prevalência de determinada doença no país e a existência de programas de governo para enfrentar epidemias, o que pode determinar um comprador único do medicamento.

upload_file
Baixa de Responsabilidade Técnica

Baixa de Responsabilidade Técnica

folder_open
Solicitações de Documentos

Documentos

history
Alteração de Horário

Alteração de Horário

info
Defesa de Auto de Infração

Defesa de Auto de Infração

save
Resposta ao Termo de Intimação

Resposta ao Termo de Intimação

sync
IRT

Ingresso de Responsabilidade Técnica.




Redes Sociais

topo