Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Unicamp desenvolve tratamento para câncer de próstata à base de hidrogel


Fonte: O Globo
Data de publicação: 5 de agosto de 2015
Fotos: STEFAN WERMUTH / REUTERS

Pesquisadores do Instituto de Biologia (IB) e do Instituto de Química (IQ) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desenvolveram um sistema híbrido à base de hidrogel para tratamento do câncer de próstata, objetivando garantir baixa toxicidade e melhora na qualidade de vida dos pacientes ao atenuar os efeitos colaterais.

O processo agrega hidrogéis e nanopartículas incorporadas com medicamentos, liberados de forma controlada, para tratamento tumoral. A própria nanoestrutura já exerce efeitos no tumor, mas é potencializada pela utilização dos fármacos.

“Quem dita o efeito antitumoral é a nanoestrutura, que interage com proteínas que estão no sangue e no abdômen, local escolhido para a aplicação. Essas proteínas chegam até a célula tumoral e isso, somado ao efeito do fármaco, faz com que obtenhamos um efeito muito significativo”, explica Wagner José Fávaro, professor do IB e um dos responsáveis pelo desenvolvimento da tecnologia.

A tecnologia, que encontra-se agora disponível para obtenção de licença, obteve resultados satisfatórios em testes in vivo, em ratos de laboratórios. Os animais receberam ao longo de um mês sistematicamente injeções que continham o sistema híbrido à base de hidrogel e apresentaram uma diminuição no tamanho dos tumores e também baixa toxicidade, principalmente no coração.
 
“Não chegamos à cura do câncer, mas o tamanho dos tumores nestes animais foi reduzido, em todos os estágios. Em estágio inicial, conseguimos que o tumor fosse quase eliminado. Se este tratamento for prolongado ou associado a outros tipos de fármacos, podemos obter uma nova abordagem”, aponta Fávaro.

De acordo com a equipe de professores e pesquisadores envolvidos no processo, uma das preocupações foi a de garantir a qualidade de vida durante o processo de tratamento do câncer. Assim, Fávaro explica, é “importantíssimo” conseguir “melhorar ou prolongar o processo e garantir que esse paciente tenha qualidade de vida, fato que está diretamente associado à toxicidade dos fármacos”. Ainda segundo o professor, o tratamento é inovador por utilizar a nanotecnologia aliada aos remédios no combate ao câncer de próstata:
“Em oncologia, a nanotecnologia ainda é pouco aplicada e tem utilização muito recente.”

save
Resposta ao Termo de Intimação

Resposta ao Termo de Intimação

sync
IRT

Ingresso de Responsabilidade Técnica.

upload_file
Baixa de Responsabilidade Técnica

Baixa de Responsabilidade Técnica

folder
Registro

Registro

history
Alteração de Horário

Alteração de Horário

info
Defesa de Auto de Infração

Defesa de Auto de Infração




Redes Sociais

topo