Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Casos graves e mortes por H1N1 em adultos chamam atenção de médicos


Data de publicação: 1 de abril de 2016

Além da antecipação da temporada de gripe observada este ano no Brasil, outro fenômeno tem chamado a atenção de especialistas: a grande proporção de casos graves e mortes em adultos. Em geral, complicações costumam ser mais comuns em idosos, gestantes, crianças pequenas e outros grupos de risco.

Segundo a pediatra Lucia Bricks, diretora médica de Influenza na América Latina da Sanofi Pasteur, mais da metade dos casos graves e mortes registradas este ano foram na faixa etária de 40 a 60 anos. O assunto foi discutido no Simpósio Internacional de Atualização em Influenza em São Paulo nesta quinta-feira (31). “Dos casos graves de influenza, muitos são de H1N1 e sabemos que eles estão atingindo uma população que costuma ficar mais isenta, a de adultos na faixa etária entre 40 e 60 anos”, disse a médica.

Até 19 de março, país já tinha registrado 305 casos e 46 mortes por H1N1, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde.

No estado de São Paulo cerca de 60% da circulação corresponde ao vírus Influenza A/H1N1 e 40% aos vírus Influenza B. “Tem muito vírus B circulando, mas os casos de mais gravidade neste momento têm sido associados ao H1N1”, afirmou Lúcia.

Prevenção

Uma das medidas preventivas contra a gripe é a vacinação. Na rede pública, a camanha de vacinação contra influenza deve começar no dia 30 de abril até 20 de maio e é destinada a alguns grupos prioritários: crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, idosos, profissionais da saúde, povos indígenas e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade.

Alguns estados, como São Paulo, podem antecipar a vacinação pelo SUS devido ao aumento precoce de casos da infecção. Lavar as mãos com frequência, evitar o contato próximo com pessoas que estejam manifestando os sintomas e deixar os ambientes bem ventilados também são medidas de prevenção importantes.

Fonte: G1

history
Alteração de Horário

Alteração de Horário

sync
IRT

Ingresso de Responsabilidade Técnica.

info
Defesa de Auto de Infração

Defesa de Auto de Infração

newspaper
Recurso de Auto Infração

Recurso de Auto Infração

folder
Registro

Registro

folder_open
Solicitações de Documentos

Documentos




Redes Sociais

topo