Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

CRF-PR leva propostas para discussão na Reunião Geral dos Conselhos, em Brasília


Fonte: Comunicação CRF-PR
Data de publicação: 6 de abril de 2016

A 62ª Reunião Geral dos Conselhos Federal e Regionais de Farmácia foi realizada nos dias 29 e 30 de março no Hotel Windsor Plaza, em Brasília/DF. Na ocasião o Paraná foi representado pelo Presidente do CRF-PR, Dr. Arnaldo Zubioli; pela Diretora Tesoureira, Dra. Mirian Ramos Fiorentin e pela Dra. Marina Gimenes, Diretora Secretária-Geral. A delegação paranaense também contou com a presença do Consultor Jurídico, Dr. Vinícius Amorin e do Gerente Geral do CRF-PR, Dr. Sérgio Satoru Mori.
 
Na oportunidade, o CRF-PR apresentou algumas propostas para apreciação do Conselho Federal de Farmácia - CFF, são elas:
 
a)      Autorização da Emissão de Certidão de Regularidade Digital via web e com certificação digital pelos regionais.
O CFF acolheu a proposta, se comprometendo a incluí-la no projeto FARMASIS (ainda em fase de desenvolvimento). O CFF ainda se comprometeu a divulgar o andamento do referido projeto.

b)     Isenção total da anuidade da pessoa física para farmacêutico proprietário com 100% das cotas no capital social da empresa.
A proposta bastante controversa foi acolhida pelo CFF que vai submeter à apreciação de Consultoria Jurídica e do Plenário do Federal.

c)      Alteração no regimento eleitoral promovendo a redução do valor da multa de 50% do valor da anuidade vigente, conforme estabelecido através de Resolução do CFF, para 10% do valor da anuidade.
Outro assunto controverso que irá para discussão no Plenário do CFF.

d)     Alteração na Resolução 433/05 do CFF sobre a exigência de Assistência Farmacêutica em Transportadoras de medicamentos com a inclusão de carga horária mínima de 40 horas semanais para matriz e filiais com movimento de carga de produtos farmacêuticos e farmoquímicos diariamente, independente da quantidade de volumes. E 30 horas semanais para transportadora (matriz ou filiais) querealizam operações de recebimento e expedição de produtos farmacêuticos e farmoquímicos esporadicamente, ou seja, sem frequência diária. E para transportadoras que possuam o perfil de empresa especializada em transporte de produtos farmacêuticos e demais produtos de interesse à saúde, torna-se imprescindível farmacêutico em horário integral na matriz e nas filiais.
Proposta acolhida pelo CFF, com a tomada das seguintes providências: será encaminhado ao Plenário do CFF para alteração da Resolução nº 433/05 e será encaminhado expediente para Anvisa complementar a Portaria 802/98 e acrescentar Transportadoras à RDC 320/2002, ou estabelecer norma específica para o período de Assistência em Transportadoras.

e)      Regulamentação como fazer a fiscalização do exercício dos atos subjetivos e dos critérios a ser exigido referente o exercício farmacêutico após a Lei 13.021/14, em especial os artigos 10º, 11º, 13º e incisos I a VI e 14º.
O CFF acolheu com o propósito de alteração da Resolução nº 600/14 que trata da Fiscalização a ser apreciada pela Comissão de Fiscalização do CFF que fará as adaptações necessárias para ser submetida no Encontro Regional de Fiscalização a ser realizado em Junho de 2016.

f)       O CFF disponibiliza-se para os regionais um sistema web de forma na padronização do Relatório de Transparência, obedecendo às regras estabelecidas pelo TCU referente à adequação dos Conselhos à Lei da Transparência e sua publicidade.
O CFF irá criar um portal da transparência único para ser utilizado por todos os regionais, que atenda a Lei 12.527/11 e o acórdão 96/2016.

g)      Na regulamentação para pagamento das anuidades do ano 2017 e demais que o vencimento das parcelas de anuidade e das cotas únicas seja no 5º dia útil do mês.
O CFF acatou a proposta.

h)     O CFF faça promoção do Encontro Nacional de Comissões de Ética anualmente para troca de experiência e padronização dos processos éticos.
O CFF acatou a proposta.

i)        Que o CFF ofereça anualmente cursos de capacitação para melhor gestão e futura padronização entre os regionais, aos funcionários responsáveis pelos Processos Licitatórios e Gestão de Patrimônio, Contadores e Administradores. 
O CFF acatou a proposta.
 
Na 62ª Reunião Geral dos Conselhos Federal e Regionais de Farmácia ainda foram discutidos os seguintes temas:
 
  • Cobrança de anuidades de entes públicos e pessoas jurídicas descapitalizadas.
  • Revisão geral da Resolução nº 521/09 do CFF, em especial dos artigos 40 e 45:
Art. 40 – para efetivação do registro no CRF de destino o farmacêutico apresentará os seguintes documentos: Cédula de identidade profissional; Diploma de graduação em farmácia; Fotografia colorida 3X4 de frente, recente; Comprovante de residência.
Parágrafo único. No processo de transferência não será exigido o atestado de boa conduta pública”.
Art. 45 – o pedido de cancelamento de inscrição de profissional habilitado será aceito através de requerimento em duas vias dirigido ao regional.
§5º - na hipótese do farmacêutico permanecer em débito por três anos consecutivos, será cancelada “ex ofício” a sua inscrição, sem prejuízo da cobrança dos débitos existentes”.
  • Registro de firma de empresas prestadoras de serviço, de acordo com a Lei 6.839/80.
  • Discussão em torno da publicação da deliberação CRF-DF N.º02/2016 – ad referendum, a qual dispôs, no âmbito do Distrito Federal, sobre os valores cobrados à título de anuidade para as filiais de pessoas jurídicas instaladas em jurisdição de outro conselho regional que não o de sua sede. 
  • Discussão da resolução/CFF n.º 577, em especial ao art. 1º, item II o qual se refere ao emprego de Diretor Técnico e Assistente Técnico responsáveis por farmácia de qualquer natureza. O tema será encaminhado ao Plenário do CFF. 
  • Regulamentação dos Técnicos com Áreas limitadas de atuação, após Lei nº 13.021/14 - (SP): pauta a ser defendida pelo Presidente do CRF/SP. Dr. Pedro Menegasso. 
  • Apresentação dos resultados de pesquisa sobre o Perfil do Farmacêutico no Brasil. Expositor: Assessoria Técnica do CFF. 
  • Apresentação dos congressos em Gramado – 08 a 10 de novembro – comissão organizadora. 
  • Projeto de Cooperação Administrativa do CFF junto aos CRFs. Expositor: Dr. José Gildo da Silva. 
  • Uniformização da Fiscalização nos hospitais e estabelecimentos do SUS. A Comissão de Farmácia Hospitalar e Clínica irá discutir a proposta. 
 
Sendo esses os principais assuntos de interesse para o Paraná, o CRF-PR se compromete a acompanhar e prestar contas sobre o andamento das propostas apresentadas.
 

 

 


newspaper
Recurso de Auto Infração

Recurso de Auto Infração

history
Alteração de Horário

Alteração de Horário

upload_file
Baixa de Responsabilidade Técnica

Baixa de Responsabilidade Técnica

sync
IRT

Ingresso de Responsabilidade Técnica.

save
Resposta ao Termo de Intimação

Resposta ao Termo de Intimação

folder
Registro

Registro




Redes Sociais

topo