Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Estado alerta sobre a prevenção de infecções hospitalares


Fonte: Secretaria de Estado da Saúde
Data de publicação: 17 de julho de 2018

A secretaria estadual da Saúde reuniu profissionais de conselhos de classe, hospitais da rede Mãe Paranaense e das 22 Regionais de Saúde em videoconferência para debater estratégias de prevenção contra infecções e resistência microbiana em hospitais.

O encontro aconteceu na tarde desta segunda-feira (16), e contou com a participação de cerca de 100 profissionais e representantes de diversas entidades. Dr. Jackson Rapkiewicz - Gerente Técnico-Científico esteve presente representando o CRF-PR.

O diretor-geral, Sezifredo Paz, durante a abertura do evento, comenta sobre o desafio das instituições e da secretaria estadual para o combate e prevenção das infecções hospitalares, seguindo as orientações e alertas da Organização Mundial de Saúde. O diretor também ressalta que a resistência microbiana progride em ritmo inversamente proporcional ao conhecimento tecnocientífico, ou seja, sem o devido investimento em pesquisas para o lançamento de novos antibióticos.

Sezifredo acrescenta que, com a reunião, a secretaria estadual posiciona-se estrategicamente para enfrentar as infecções hospitalares. “Estamos buscando medidas efetivas para o enfrentamento, não apenas para os contágios em hospitais, mas infecções e agravos que possam ocorrer em qualquer local. Além disso, essas ações vão auxiliar substancialmente na redução da mortalidade materno – infantil”, fala o diretor.

“É muito importante este olhar para as questões dos óbitos, principalmente dentro da maternidade. Temos o recém-nascido como o termômetro interno das infecções no hospital. Discutir ações que melhoram a saúde e qualidade de vida na neonatologia é falar em avanço nas outras áreas médicas”, declara a representante da Sociedade Paranaense de Infectologia, dra. Heloísa Giambeardini.

Números

De acordo com números do Sistema Online de Infecção Hospitalar (Sonih), em 2017, a cada mil pacientes/dia internados em Unidades de Terapias Intensivas (UTIs) Neonatais no Paraná, 12 contraíram alguma infecção hospitalar nos 378 hospitais que notificaram no Sistema. 

A superintendente de Vigilância em Saúde, Júlia Cordellini, estabelece a importância de fortalecer a atenção à saúde dos recém-nascidos e controle das infecções. “Juntos vamos diminuir estes índices e atingir a meta em prol da vida. Este é apenas um alerta epidemiológico, mas o objetivo maior é o controle de infecção hospitalar, sem deixar de entender que a linha do cuidado é iniciada na atenção primária, mas contínua durante todas as etapas do atendimento”, declara a superintende. 

A médica da Associação Paranaense de Controle e Infecção Hospitalar, dra. Viviane Carvalho, orienta que para fazer o controle adequado contra as infecções hospitalares é necessário seguir quatro pilares: a higienização correta das mãos; instauração dos protocolos de prevenção, profilaxia do ambiente, materiais e equipamentos; uso racional dos antimicrobianos e protocolos de prevenção de infecções.

Finalizando, Viviane explica que o esforço em conjunto é o que faz a diferença. “Todos devem estar atentos e fazendo a sua parte. A equipe precisa trabalhar unânime e com mesmo foco, a instituição deve dar o apoio necessário e o Estado também deve contribuir nas ações. Estamos muito agradecidos por fazer parte deste trabalho e colaborar trocando experiências e conhecimentos, porque é assim que combatemos as infecções, conhecendo contra o que estamos lidando”, termina Carvalho. 


history
Alteração de Horário

Alteração de Horário

info
Defesa de Auto de Infração

Defesa de Auto de Infração

folder
Registro

Registro

newspaper
Recurso de Auto Infração

Recurso de Auto Infração

folder_open
Solicitações de Documentos

Documentos

save
Resposta ao Termo de Intimação

Resposta ao Termo de Intimação




Redes Sociais

topo