Um dos primeiros laboratórios de fitoterápicos do Brasil é inaugurado em Francisco Beltrão
Data de publicação: 22 de julho de 2020
Créditos: Jornal de Beltrão
Na foto, autoridades municipais e profissionais durante a inauguração. Entre eles, as farmacêuticas Dra. Eneida Souza e Dra. Mariane Gumy.
Um laboratório de manipulação de medicamentos fitoterápicos foi inaugurado em Francisco Beltrão (PR) pela Universidade Paranaense (Unipar) e a Prefeitura de Francisco Beltrão. O projeto foi lançado há cerca de dois anos e meio e surge da parceria do município, da Universidade e do governo federal. Parte do investimento foi viabilizado pelo deputado federal Osmar Serraglio, durante o seu último mandato.
A solenidade de inauguração foi rápida, com poucas pessoas, em espaço aberto e respeitando todas as normas de prevenção à Covid-19. O próximo passo prevê o treinamento dos profissionais de saúde e o estímulo à produção das plantas pelos agricultores locais. Os medicamentos serão dispensados na rede pública municipal.
Medicamento Fitoterápico e Plantas Medicinais
O governo federal mantém a Política e o Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, que tem como objetivo garantir à população brasileira o acesso seguro e o uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos, promovendo o uso sustentável da biodiversidade, o desenvolvimento da cadeia produtiva e da indústria nacional.
Até o final de 2016, mais de três mil unidades de Saúde, de 900 municípios, ofertavam produtos fitoterápicos e plantas medicinais no Sistema Único de Saúde (SUS). Cerca de 12 mil pessoas são beneficiadas, por ano, com o uso de medicamentos fitoterápicos industrializados, fitoterápicos manipulados, drogas vegetais e planta medicinal fresca.
O SUS oferta doze medicamentos fitoterápicos à população. Eles são indicados, por exemplo, para uso ginecológico, tratamento de queimaduras, auxiliares terapêuticos de gastrite e úlcera, além de medicamentos com indicação para artrite e osteoartrite.