CRF-PR tem a primeira turma habilitada para aplicação de vacinas
Data de publicação: 28 de junho de 2022
O estado do Paraná já tem os 30 primeiros profissionais habilitados no curso “Serviço de Vacinação por Farmacêuticos” oferecido pelo Conselho Federal de Farmácia. Os participantes, que já haviam realizado a parte online do curso, nos dias 24 e 25 de junho, em Curitiba, concluíram a parte prática.
O curso é composto por 60 horas de atividades, divididas em 40 horas na modalidade a distância - plataforma do CFF edufarma.org.br, e 20 horas na modalidade presencial, reunindo as principais informações para possibilitar o desenvolvimento de competências necessárias à prestação de serviços de vacinação. A proposta pedagógica contextualiza o panorama da vacinação no País, com destaque para os papéis que podem ser desempenhados pelo farmacêutico.
Vale lembrar dos anos de luta travados para a aprovação da lei 13.021/2014, que viabiliza a aplicação de vacinas em farmácias. O CFF, preocupado com a capacitação dos profissionais para execução dos serviços de vacinação, passou a exigir um curso de aplicação de vacinas com carga horária mínima de 40 horas, com o propósito de contribuir para o aumento no número de farmacêuticos vacinadores.
Durante o processo de elaboração do curso, também foram considerados todos os requisitos exigidos em legislações sanitárias e profissionais. As aulas consolidam aspectos imunológicos relacionados aos imunizantes, que vão desde os principais tipos de vacinas, calendários vacinais, a importância da notificação de eventos adversos, os detalhes sobre conservação, fatores que podem levar a erros de medicação e informações específicas sobre as vacinas contra a Covid-19. A modalidade a distância é composta por 54 videoaulas, divididas em 6 módulos. Já as atividades das 20h da modalidade presencial têm início com a revisão do conteúdo online, seguida de uma análise da demanda vacinal e mais seis ciclos de práticas.
O projeto pedagógico do curso foi idealizado pela equipe técnica do CFF, coordenado pela Dra. Josélia Frade, assessora da diretoria do CFF e o conselheiro federal pelo DF, Dr. Forland Oliveira.
O resultado do esforço para levar capacitação aos farmacêuticos de todo país, tem sido um sucesso por onde passa.
Ao final do curso, seu certificado poderá ser homologado no CRF-PR, abrindo novas perspectivas para sua carreira. “É um curso que faz a diferença no currículo e abre inúmeras possibilidades, inclusive de empreender”, ressalta o conselheiro federal de Farmácia pelo estado do Paraná e diretor secretário-geral do CFF, Dr. Luiz Gustavo Pires.
As turmas presenciais estão sendo formadas em todos as regiões onde há alunos suficientes. Conclua a etapa on-line o mais rápido possível para se matricular já na turma presencial mais próxima de você.
As matrículas para as turmas presenciais estão abertas na própria plataforma edufarma.cff.org.br, para todos os alunos aprovados na etapa on-line. Não perca essa oportunidade de se habilitar como Responsável Técnico por serviços de vacinação.