Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Orientação ao farmacêutico - Semaglutida injetável é aprovada para tratamento da obesidade


Fonte: CIM/CRF-PR
Data de publicação: 15 de janeiro de 2023

7.png
6.png
5.png
4.png
3.png
2.png
1.png
1.png

A Anvisa aprovou o registro de um medicamento a base de semaglutida para controle de peso. O produto é indicado como adjuvante a dieta e atividade física em adultos obesos e naqueles com sobrepeso na presença de ao menos uma comorbidade relacionada, como hipertensão e diabetes mellitus tipo 2.

Mecanismo de ação

A semaglutida é um agonista dos receptores de GLP-1 (peptídeo semelhante ao glucagon 1). Esses receptores estão presentes em áreas do cérebro envolvidas na regulação do apetite e sua estimulação resulta na redução da ingestão de energia decorrente da indução da sensação de saciedade e redução da sensação de fome.

 

Administração

O medicamento foi desenvolvido de forma a apresentar uma meia-vida de eliminação longa, possibilitando a administração subcutânea uma vez por semana.

A dose inicial é de 0,25 mg uma vez por semana, que é elevada gradualmente até 2,4 mg/semana para reduzir efeitos gastrintestinais.

 

Reações adversas e contraindicações

As reações adversas mais comuns estão relacionadas ao trato gastrintestinal e incluem náusea, diarreia e vômito. Pode ocorrer hipoglicemia em pacientes com diabetes mellitus tipo 2, gastrenterite e doença do refluxo gastresofágico.

É contraindicado em pessoas com história pessoal ou familiar de carcinoma medular de tiroide, naqueles com neoplasia endócrina múltipla tipo 2 e em pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula.

 

Interações

No início do uso deve-se considerar a possibilidade de reduzir a dose de insulina ou de secretagogos de insulina (como as sulfonilureias) administrados concomitantemente para diminuir o risco de hipoglicemia.

Como causa um atraso no tempo de esvaziamento gástrico, tem potencial de impactar a absorção de outros medicamentos orais.

 

Referências

BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Wegovy (semaglutida). Disponível em: <https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/medicamentos/novos-medicamentos-e-indicacoes/wegovy-semaglutida>. Acesso em 12 jan. 2023.

FOOD AND DRUG ADMINISTRATION. FDA approves new drug treatment for chronic weight management, first since 2014. Disponível em: <https://www.fda.gov/news-events/press-announcements/fda-approves-new-drug-treatment-chronic-weight-management-first-2014>. Acesso em 16 jan. 2023.

MERATIVE. Merative Micromedex® Drugdex®. Electronic version. Ann Arbor, Michigan: Merative. Disponível em: <http://www.micromedexsolutions.com>. Acesso em 12 jan. 2023.

NOVO NORDISK. Prescribing Wegovy. Disponível em: <https://www.novomedlink.com/obesity/products/treatments/wegovy/dosing-administration/prescribing-wegovy.html>. Acesso em 16 jan. 2023.

 

Tem dúvidas sobre medicamentos? Entre em contato conosco: Clique aqui


content_copy
Cópia de PAF

Cópia de PAF

info
Defesa de Auto de Infração

Defesa de Auto de Infração

sync
IRT

Ingresso de Responsabilidade Técnica.

newspaper
Recurso de Auto Infração

Recurso de Auto Infração

save
Resposta ao Termo de Intimação

Resposta ao Termo de Intimação

upload_file
Baixa de Responsabilidade Técnica

Baixa de Responsabilidade Técnica




Redes Sociais

topo