CRF-PR realiza Fórum Paranaense de Valorização da Profissão Farmacêutica

Data de publicação: 16 de agosto de 2023

No último dia 11, o Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná (CRF-PR) promoveu o evento "Fórum Paranaense de Valorização da Profissão Farmacêutica", na sede do CRF-PR em CuritibaNo último dia 11, o Conselho Regional de Farmácia do Est. O evento, que também foi transmitido online, reuniu mais de 60 participantes, entre farmacêuticos,  representantes de diversas instituições e acadêmicos para discutir estratégias e ações que visam elevar a importância do profissional farmacêutico e a farmácia como um No último dia 11, o Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná (CRF-PR) promoveu o evento "Fórum Paranaense de Valorização da Profissão Farmacêutica", na sede do CRF-PR em CuritibaNo último dia 11, o Conselho Regional de Farmácia do Est. O evento, que também foi transmitido online, reuniu mais de 60 participantes, entre farmacêuticos,  representantes de diversas instituições e acadêmicos para discutir estratégias e ações que visam elevar a importância do profissional farmacêutico e a farmácia como um espaço crucial à saúde.

Com o objetivo de fomentar discussões e propor iniciativas a nível estadual para aprimorar a saúde da população, garantindo a valorização dos profissionais farmacêuticos, o fórum se consolidou como um espaço de troca de conhecimentos e ideias. O evento contemplou debates sobre o papel do farmacêutico na sociedade, a ampliação do acesso a serviços farmacêuticos e a contribuição para um sistema de saúde mais eficiente e seguro.

A mesa de abertura contou com a presença do Dr. Gustavo Pires, diretor Secretário-Geral do Conselho Federal de Farmácia e Conselheiro Federal pelo Paraná, Dr. Márcio Augusto Antoniassi, presidente CRF-Paraná, Arilson Chiorato, Deputado Estadual, que participou online, Dr. Fabio Santana, presidente do Sindicato dos Farmacêuticos no Estado do Paraná, Dra. Christine Paschenda Pereira Pinto segunda tesoureira do Conselho Estadual de Saúde do Paraná, e o Dr. Fabio de Brito Moreira, coordenador do Grupo Técnico de Trabalho Parlamentar do CRF-PR.

Durante o evento, foi criada a comissão permanente de valorização farmacêutica, que irá lutar para que as propostas levantadas sejam alcançadas. A comissão foi formada com os seguintes profissionais: Luiz Gustavo de Freitas Pires, José dos Passos Neto, Marisol Dominguez Muro, Fabio Augusto do Carmo Santana, Vivian Gervasio, Fernanda Nader da Silva de Lima, Lia Mello de Almeida, Katherina Buba Calife

Confira as propostas de valorização levantadas durante o encontro:

1. Implementar de forma permanente o Fórum de Valorização da Profissão Farmacêutica.
  2. Regulamentação do técnico em farmácia.
  3. Fomentar a discussão a fim de dar seguimento em projeto de lei que garantam o adicional de insalubridade ao profissional farmacêutico.
  4. Regulamentar a carga horária do responsável técnico em matriz e filiais de transportadora de medicamentos.
  5. Estudar a viabilidade do dimensionamento/proporção profissional. Ex: um farmacêutico responsável por x técnicos/auxiliares.
  6. Visitas técnicas aos secretários da saúde e o prefeito com o material das experiências exitosas com a finalidade de garantir a assistência farmacêutica efetiva e inclusão do profissional na equipe multiprofissional.
  7. Projeto de Lei alterando a 6360, extinguindo o dispensário de medicamentos e regulamentando para farmácia, a qual deve seguir a legislação para tal.
  8. Residências profissionais: Pediatria, geriatria, entre outras.
  9. Incentivar a abertura e funcionamento das Associações de Farmacêuticos. Promoção de cursos pelo CRF-PR e CFF para as associações para que estas consigam se sustentar de forma independente.
  10. Incentivar a participação dos farmacêuticos nos diversos grupos. Ex: conselhos de saúde, da mulher, dos idosos, LGBTQIA+, conselho segurança, conselho político sobre drogas, conselho tutelar, meio ambiente, entre outros.
  11. Reforçar as campanhas de Valorização, mostrando o valor do farmacêutico para a população. Destaque para outras áreas de atuação, além da comunitária. Realização de campanhas valorizando o farmacêutico frente as outras profissões em pontos de ônibus, outdoors, dentro dos ônibus.
  12. Encontro dos farmacêuticos, representantes dos conselhos municipais de saúde do CRF-PR e de outras entidades farmacêuticas.
  13. Regulamentação da carreira pública do farmacêutico.