Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Orientação ao farmacêutico Quantidades máximas a serem dispensadas de medicamentos controlados


Data de publicação: 15 de abril de 2024

Quantidades máximas a serem dispensadas de medicamentos controlados_site.png

Frequentemente algumas regras sobre medicamentos controlados, entre elas, as quantidades máximas que podem ser prescritas e que estão estipuladas em legislação específica, são descumpridas pelos prescritores.

O farmacêutico deve estar atento para que essas quantidades não sejam ultrapassadas na hora da dispensação. Elas variam conforme as listas que os medicamentos pertencem (conforme Anexo I da Portaria nº 344/1998) e são apresentadas, de forma resumida, no quadro a seguir:

 

 

A dispensação acima das quantidades citadas não é proibida, porém, nesses casos, o prescritor é obrigado a preencher uma justificativa datada e assinada contendo CID (Classificação Internacional de Doenças) ou diagnóstico e posologia. Nessas situações, não há limite máximo para a quantidade prescrita.

Para informações mais detalhadas, acesse o Manual para a dispensação de medicamentos sujeitos a controle especial: https://crf-pr.org.br/uploads/revista/20526/EXEVqiSjXfTYOyk3cbuL1f7Q7kSfYZxO.pdf

 

 

 

Referência:

CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DO PARANÁ. Centro de Informação sobre Medicamentos. Manual para a dispensação de medicamentos sujeitos a controle especial. 8 ed. Curitiba: CRF-PR, 2024. Disponível em: <https://crf-pr.org.br/uploads/revista/20526/EXEVqiSjXfTYOyk3cbuL1f7Q7kSfYZxO.pdf>. Acesso em 11 abr. 2024.


upload_file
Baixa de Responsabilidade Técnica

Baixa de Responsabilidade Técnica

content_copy
Cópia de PAF

Cópia de PAF

newspaper
Recurso de Auto Infração

Recurso de Auto Infração

sync
IRT

Ingresso de Responsabilidade Técnica.

folder
Registro

Registro

history
Alteração de Horário

Alteração de Horário




Redes Sociais

topo