948ª Reunião Plenária: apresentação do desempenho mensal dos setores e palestra temática

Fonte: Assessoria de Comunicação CRF-PR
Data de publicação: 21 de maio de 2024

Nos dias 16 e 17 de maio, o CRF-PR realizou a sua 948ª Reunião Plenária, um momento para discutir e decidir sobre diversos temas relacionados à profissão farmacêutica.

Durante a reunião, os gestores dos setores do CRF-PR apresentaram suas atividades e os resultados alcançados. As gerentes dos departamentos de Cadastro, Dra. Flávia de Abreu Chaves (Pessoa Física) e Dra. Gabriela Luize Pereira (Pessoa Jurídica), apresentaram seus relatórios e a Dra. Tayná de Lima, gerente do departamento de Fiscalização, forneceu um balanço detalhado das atividades de fiscalização.

Em seguida, a assessora de comunicação, Laura Espada, apresentou os resultados da Campanha conjunta, CFF e CRFs, sobre o Uso Racional de Medicamentos que este ano lançou um alerta importantíssimo à população: o uso de antimicrobianos.

A assessora levou ainda os dados da grande repercussão da ação conjunta nos veículos de comunicação do Paraná. Foram diversas entrevistas realizadas pelos diretores do CRF-PR em rádios, TVs e portais de notícias.

O engajamento nas mídias sociais do CRF-PR também foi excepcional, com uma série de posts planejados para continuar até o final de maio. Além disso, pontos turísticos do estado foram iluminados com a cor azul, simbolizando o apoio à campanha.

A campanha deste ano demonstrou o poder da comunicação integrada e do engajamento comunitário na promoção da saúde pública.

Após a gerente do CIM-CRF-PR, Dra. Karin Zaros, realizou uma apresentação sobre a prescrição eletrônica. Ela abordou os principais pontos sobre  a importância dessa tecnologia no cenário atual da saúde. Primeiramente, ela detalhou as principais legislações que regulamentam a prescrição eletrônica no Brasil, enfatizando a necessidade de conformidade para garantir a segurança e a validade dos documentos. Em seguida, explicou o funcionamento do Certificado ICP-Brasil, um componente crucial que assegura a autenticidade e a integridade das prescrições eletrônicas, protegendo contra fraudes e usos indevidos. Por fim, Dra. Karin falou a respeito das formas de validação dos receituários, elucidando os métodos que profissionais de saúde e farmacêuticos devem utilizar para verificar a legitimidade das prescrições digitais, garantindo assim a segurança e a eficácia no tratamento dos pacientes.

Finalizando o primeiro dia das atividades, os Conselheiros falaram sobre seus compromissos desempenhados durante o mês.

Segundo dia

No segundo dia, a manhã foi dedicada ao julgamento dos processos éticos.

Já no período da tarde, o professor, Dr. Marcelo Pillonetto, compareceu à Reunião Plenária também para falar sobre a Campanha conjunta do Uso Racional de Medicamentos, porém sua apresentação trouxe dados nacionais e o destaque da grande adesão dos Conselhos Regionais de todo o país, ampliando seu alcance e impacto. "A participação conjunta dos Conselhos Regionais fortaleceu a mensagem e garantiu que ela chegasse a um público mais amplo. O engajamento dos farmacêuticos em todo o país foi crucial para disseminar as boas práticas do uso de antimicrobianos," afirmou.

Dr. Marcelo destacou ainda a participação de figuras públicas na campanha, como a confeiteira e farmacêutica Beca Milano e o dançarino Carlinhos de Jesus que gravaram vídeos com mensagens educativas para a população sobre o uso racional de antimicrobianos, uma preocupação crescente devido ao aumento da resistência bacteriana.

Posteriormente, o conselheiro federal pelo Paraná e diretor secretário-geral do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Dr. Luiz Gustavo Pires, participou da reunião de forma online.

Dr. Gustavo, coordenador geral desta ação, também falou entusiasmado sobre a Campanha do URM, especialmente com relação à união dos CRFs, uma colaboração jamais vivenciada entre os Regionais e o Federal.  “Os resultados da campanha foram muito positivos”, disse. “E já temos planos futuros para a campanha, que incluem novas parcerias com instituições de saúde, novas ações, além de continuar promovendo o uso racional de medicamentos e garantir que os farmacêuticos também estejam engajados nesta causa".

O conselheiro federal finalizou sua participação falando a respeito da terceira edição do Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas, que acontecerá de 06 a 08 de novembro em Foz do Iguaçu. “Será uma edição inesquecível, com uma programação surpreendente, fica o convite para a participação de todos os farmacêuticos”, concluiu.

As reuniões plenárias do CRF-PR ocorrem mensalmente e são transmitidas ao vivo, após seu término, podem ser acessadas no canal do YouTube do CRF-PR.

Confira a reunião completa clicando nos links abaixo:

1º Dia Reunião Plenária

2º Dia Reunião Plenária