CRF-PR participa de evento de acolhimento aos novos gestores municipais de saúde promovido pelo COSEMS-PR

Fonte: Assessoria de Comunicação CRF-PR
Data de publicação: 21 de maio de 2024

1.jpg
2.jpg
3.jpg

Entre os dias 14 e 15 de maio de 2024, o Hotel Lizon, em Curitiba, foi sede de um importante encontro voltado para novos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) e o CRF-PR esteve presente para esclarecer sobre o importante papel que o farmacêutico do serviço público desempenha, tanto para a saúde da população, quanto para a gestão.

Organizado pelo COSEMS-PR, o evento se voltou a dar boas-vindas aos novos gestores municipais de saúde, além de uma introdução abrangente aos principais temas relacionados ao SUS, fundamentado pelos princípios da Reforma Sanitária.

CRF-PR, por meio do Grupo Técnico de Trabalho (GTT) de Assistência Farmacêutica no Serviço Público, teve uma participação importante na programação do evento. A Dra. Thayla Martins, coordenadora do GTT, apresentou aos secretários um comparativo detalhado sobre a assistência farmacêutica. Em sua exposição, Dra. Thayla destacou a significativa contribuição dos farmacêuticos para a melhoria dos serviços de saúde pública, evidenciando como a presença desses profissionais pode otimizar o uso racional de medicamentos, reduzir custos e aprimorar os resultados terapêuticos para os pacientes. Este comparativo sublinhou a relevância da assistência farmacêutica eficaz na promoção da saúde e na eficiência dos serviços públicos, reforçando a necessidade de políticas que valorizem e ampliem a atuação dos farmacêuticos no setor.

O encontro abordou ainda a discussão sobre o papel do gestor enquanto agente que promove a melhoria na gestão do sistema e o cuidado à saúde dos cidadãos; aproximação com a gestão da saúde pública municipal a partir do conhecimento dos principais temas e desafios da área; estímulo à atuação interfederativa, segundo a atuação dos gestores nos Conselhos Regionais de Secretários Municipais de Saúde (CRESEMS), nas Comissões Intergestoras Regionais (CIR) e na Comissão Intergestora Bipartite Estadual (CIB); e o fortalecimento dos laços com o Cosems-PR.

Participaram também, a gerente do CIM-CRF-PR, Dra. Karin Zaros e o integrante do GTT de Assistência Farmacêutica no Serviço Público, Dr. Luis Fernando Navais.

Ao final, os gestores municipais de saúde saíram mais capacitados para enfrentar os desafios da gestão pública e contribuir significativamente para a melhoria do SUS em suas regiões.