Secretaria de Saúde de Guarapuava promove encontro sobre o Uso Racional de Medicamentos e Saúde Mental
Fonte: Assessoria de Comunicação CRF-PR com informações do Portal GMais Notícias
Data de publicação: 11 de junho de 2024
Na última sexta-feira,7 de junho, a Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), promoveu o Encontro sobre o Uso Racional de Medicamentos e Saúde Mental, no Auditório do Centro Universitário Campo Real.
O farmacêutico, Dr. Jackson Rapkiewicz, participou da programação do evento ministrando a palestra “O papel do farmacêutico no cuidado e no uso racional de medicamentos”, para cerca de 170 pessoas, que presenciaram uma programação de palestras sobre o tema. O público foi composto por farmacêuticos, enfermeiros, estudantes, odontólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem, veterinários, e agentes comunitários de saúde do município.
O evento teve como objetivo lançar uma reflexão aos profissionais de saúde acerca do abuso, seja acidental ou proposital, de medicamentos controlados ou outros com alto potencial de abuso, como analgésicos.
“O encontro é de suma importância, ao analisar os nossos dados e o número de pacientes que fazem uso de medicações controladas e para a saúde mental, e que muitas vezes fazem o uso desordenado desse medicamento, causando problemas de saúde e toxicidade. Essa situação debilita a saúde da população de modo geral, pois este problema não é resolvido com quantidade, mas sim com o uso adequado e sem abuso destes medicamentos”, destacou a secretária Municipal de Saúde, Chayane Andrade Ceroni.
O Uso Racional de Medicamentos visa que o paciente receba o medicamento adequado às suas necessidades clínicas, em doses que satisfaçam suas exigências individuais, por um período adequado e ao menor custo possível para eles e para a comunidade.
A coordenadora da divisão de Assistência Farmacêutica da SMS, Gabriela Suthovski, salienta que promover o diálogo para fortalecer a prática do Uso Racional de Medicamentos fortalece e humaniza o cuidado com o paciente.
Ao final, todos elogiaram e agradeceram a presença do Dr. Jakson que se disponibilizou a contribuir sempre que possível, orientando e levando informações que possam contribuir com o trabalho do farmacêutico e com a saúde da população.