CFF lança novos cursos gratuitos sobre serviços de vacinação por farmacêuticos

Data de publicação: 12 de junho de 2024
Fotos: CFF
Créditos: CFF

d4ca28e9c44620f04b6cff9ef7cb54c6e4f05df5.jpeg

Cursos atualizados gratuitos sobre Serviço de Vacinação por farmacêuticos foram lançados pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) na manhã desta quinta-feira (06.06), durante a abertura do II Congresso Farmacêutico do Pará, que vai até sábado, em Belém. Desta vez, são duas opções: a primeira pode ser feita por estudantes de Farmácia e por profissionais e terá 60 horas de aulas teóricas que devem ser realizadas pela plataforma edufarma.cff.org.br. A segunda é destinada aos farmacêuticos inscritos nos respectivos Conselhos Regionais de Farmácia, com duração de 80 horas, sendo 60 na modalidade a distância e 20 presenciais.

As aulas foram elaboradas por uma equipe técnica experiente que buscou reunir, de forma objetiva e organizada, informações relevantes ao desenvolvimento de competências para a prestação de serviços de vacinação. "Cabe ressaltar, que o intuito desta ação é de contribuir, de forma significativa, para o aumento do número de farmacêuticos vacinadores no país", disse o presidente do CFF, Walter Jorge João. Ele lembra que durante o processo de desenvolvimento da atividade também foram considerados todos os requisitos exigidos nas legislações sanitária e profissional.

A coordenadora do curso, Josélia Frade, agradeceu a todos os que contribuíram para o sucesso do primeiro curso lançado pelo CFF que habilitou quase 3000 farmacêuticos de todos os estados brasileiros e também aos que se dedicaram ao lançamento das duas novas versões de cursos. “Esperamos que os farmacêuticos brasileiros se tornem uma referência para a população brasileira em vacinação e que contribuam cada vez mais para o aumento da cobertura vacinal no país.”

Teoria e prática

Com 20 horas a mais do que a versão anterior, lançada em 2021, a nova edição do curso que contempla teoria e prática habilitará o profissional a ser RT de serviços de vacinação e, para facilitar o planejamento da modalidade prática, os interessados terão até 6 de dezembro (6 meses) para concluir a etapa teórica na plataforma. “Essa especialização do CFF consolida aspectos imunológicos relacionados aos imunizantes que vão desde os principais tipos de vacinas, calendários vacinais, a importância da notificação de eventos adversos, e aborda detalhes sobre conservação, fatores que podem levar a erros de medicação”, evidencia.

A modalidade a distância e autoinstrucional é composta por videoaulas, incluindo os vídeos de boas-vindas, introdução ao curso e a plataforma e relatos de experiências para contextualizar os conteúdos e, está estruturada em 6 módulos temáticos:

1: Impacto da vacinação e o papel do farmacêutico;

2: Aspectos imunológicos;

3: Doenças preveníveis, vacinas e calendários vacinais;

4: Rede de Frio;

5: Etapas e gestão do serviço;

6: Segurança do paciente.

>> Saibas mais sobre os cursos acessando os manuais: