Plenária 949ª: confira a prestação contas dos setores e demais destaques

2.jpg
3.jpg
4.jpg

Mais uma sessão Plenária do CRF-PR reuniu conselheiros e diretoria nos dias 20 e 21 de junho, para discutirem sobre diversos temas relacionados à profissão farmacêutica.

Os gestores dos setores apresentaram suas atividades e os resultados alcançados. As gerentes dos departamentos de Cadastro, Dra. Flávia de Abreu Chaves (Pessoa Física) e Dra. Gabriela Luize Pereira (Pessoa Jurídica), apresentaram seus relatórios e o vice-presidente, Dr. Valquires Godoy, vice-presidente, forneceu um balanço detalhado das atividades de fiscalização e todas as operações.

Em seguida, o presidente, Dr. Márcio Antoniassi, abriu a palavra aos conselheiros para que repassassem as informações de seus compromissos desempenhados durante o mês, finalizando o primeiro de plenária.

Segundo dia

No segundo dia, a manhã foi dedicada ao julgamento dos processos éticos.

Já no período da tarde, houve uma apresentação sobre o “O papel do farmacêutico oncológico”, pela farmacêutica hospitalar, oncológica e clínica do Hospital Erasto Gaertner, Dra. Marcela Bechara. Ela falou sobre a atuação fundamental do farmacêutico no ambiente hospitalar onde o profissional é o responsável por mitigar a incidência de erros de medicação, de reações adversas a medicamentos, interações medicamentosas e incompatibilidades e a implantação de um Serviço de Farmácia Clínica que pode possibilitar o aumento da segurança e da qualidade da atenção ao paciente, a redução de custos e o aumento da eficiência hospitalar.

Segundo Dra. Marcela, “a farmácia do Hospital Erasto Gaertner é estruturada dentro dos moldes da Assistência Farmacêutica e contempla as ações de logística e suprimentos de materiais e medicamentos e também é responsável pela assistência à terapia farmacológica do cliente junto ao corpo clínico”, explicou. (confira a palestra completa clicando no link abaixo).

Em seguida, a conselheira, Dra. Ana Sakashita, apresentou uma proposta de Deliberação para que o sistema CRFs e CFF regulamente o serviço farmacêutico de colocação de brincos e piercings em farmácias, consultórios, clínicas e domicílios, por farmacêuticos.

A conselheira sugeriu que a sua proposta de regulamentação seja discutida com os órgãos sanitários para a normatização e licenciamento dos estabelecimentos, permitindo que o farmacêutico ofereça mais um serviço de cuidado com práticas seguras à população.

A segunda palestra do dia foi sobre oportunidades e sucesso, onde a farmacêutica, Dra. Francyne Michelle Prates, e a representante da Studex Brasil, Oral Prox e Sul Baby, Maria Luiza dos Reis, contaram sobre suas experiências quando iniciaram na técnica da perfuração de orelhas.

Posteriormente, o conselheiro federal pelo Paraná e diretor secretário-geral do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Dr. Luiz Gustavo Pires, que participou presencialmente da reunião, esclareceu aos participantes sobre vários assuntos. Um deles foi com relação à polêmica do “peeling de fenol”, que estampou as mídias nos últimos dias, e as resoluções vigentes do CFF. E finalizou sua participação falando a respeito da terceira edição do Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas, que acontecerá de 06 a 08 de novembro em Foz do Iguaçu. “Será uma edição inesquecível, com uma programação surpreendente, fica o convite para a participação de todos os farmacêuticos”, concluiu.

As reuniões plenárias do CRF-PR ocorrem mensalmente e são transmitidas ao vivo, após seu término e podem ser acessadas no canal do YouTube do CRF-PR.

Confira a reunião completa clicando nos links abaixo:

1º  Dia - Reunião Plenária - 20 de junho