CRF-PR realiza I Seminário Paranaense de Farmácia Magistral em Ponta Grossa
Fonte: Assessoria de Comunicação CRF-PR
Data de publicação: 11 de outubro de 2024
Nos dias 04 e 05 de outubro, foi a vez de Ponta Grossa receber o I Seminário Paranaense de Farmácia Magistral. Organizado pelo CRF-PR, por meio do Grupo Técnico de Trabalho de Farmácia com Manipulação, em parceria com o Conselho Federal de Farmácia (CFF), o evento contou com a participação de profissionais e acadêmicos da região dos Campos Gerais.
A abertura contou com a presença da diretora secretária-geral do CRF-PR, Dra. Greyzel Benke, e da farmacêutica Dra. Karen Galina, que integra o GTT de Farmácia com Manipulação. Elas ressaltaram a importância do encontro para fortalecer a prática da farmácia magistral no estado, promovendo um ambiente de troca de experiências e conhecimento.
Além de uma programação que abrange a área magistral de forma ampla, o simpósio conta diversos especialistas de renome, como: Dr. Alex Sandro Rodrigues Baiense, Dra. Daniele Abrahão, Dra. Gelza Rúbia Rigue de Araujo, Dra. Glória Cabral, Dr. Luís Mário Rezende Júnior e Dra. Patrícia Corazza, que abordaram em suas palestras temas importantes para o setor. Entre eles, a manipulação de peelings, farmácia veterinária, intercorrências farmacotécnicas, tricologia, prescrição farmacêutica, cálculos farmacêuticos e novas tecnologias. O foco foi o aprimoramento técnico e a segurança na manipulação de fórmulas personalizadas, visando à qualidade e eficácia dos tratamentos.
Outro destaque do seminário foi a mesa-redonda - “Atendendo Diversas Prescrições e Prescritores na Farmácia Magistral”, moderada pelo conselheiro do CRF-PR, Dr. Fábio Queiroz, e pela gerente do Centro de Informação sobre Medicamentos (CIM-CRF-PR), Dra. Karin Zaros, com a participação da Dra. Daniele Bernardi, representante do CREFITO-PR, e da Dra. Graziela Beduschi, representante do CRN-8. Onde abordaram os desafios e a importância de atender com excelência diversas prescrições no âmbito magistral.
Esta foi a última edição de 2024 do Simpósio Magistral, o evento retorna em 2025, onde acontecerá em outras regiões do Estado.