CRF-PR recebe III Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas, com 4 mil participantes, em Foz do Iguaçu
Fonte: Assessoria de Comunicação CRF-PR
Data de publicação: 11 de novembro de 2024
O III Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas foi oficialmente aberto nesta quarta-feira, 6 de novembro, em Foz do Iguaçu, em solenidade que teve como cerimonialista a jornalista Giuliana Morrone. Realizado de 6 a 8 de novembro, o evento tem como tema “Ciência, Decisão e Tratamento: o Farmacêutico conectando e moldando a Saúde” e reúne mais de 4 mil profissionais e autoridades para debater o impacto do farmacêutico na promoção da saúde e na inovação em tratamentos. Ao final do ato solene, os participantes puderam assistir a um show exclusivo de humor com Fábio Rabin, oferecido pelo ICTQ.
A solenidade de abertura contou com a presença de autoridades nacionais e internacionais, reforçando a importância do evento. Estiveram presentes a representante da Federação Farmacêutica Internacional (FIP), Virgínia Olmos, o presidente da Confederação Farmacêutica Argentina (Cofa), Ricardo Presenti, e o bastonário da Ordem dos Farmacêuticos de Portugal, Helder Mota Filipe.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, foi representada pelo diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica, Marco Aurélio Pereyra, que expressou o apoio do órgão às iniciativas do setor farmacêutico e ao fortalecimento da profissão.
O coordenador-geral do Congresso e secretário-geral do CFF, Gustavo Pires, e o anfitrião do evento, o presidente do Conselho Regional de Farmácia do Paraná (CRF-PR), Marcio Antoniassi, deram as boas-vindas aos participantes. Antoniasi mencionou o orgulho de ver “tantas pessoas virem ao estado com sede de conhecimento, prontas para os conteúdos oferecidos pelos conselhos Federal e Regional de Farmácia”.
Gustavo Pires destacou a evolução da profissão com o uso crescente da tecnologia, desde a telefarmácia até a inteligência artificial, que transformam o atendimento e o setor industrial. Ressaltou também a importância da colaboração entre farmacêuticos, tecnólogos e empreendedores, e celebrou o evento como o primeiro com carbono zero. Ele encerrou pedindo aos colegas que valorizem a profissão. “Amem a nossa profissão e defendam o nosso sistema!”
O presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter Jorge João, discursou sobre os avanços e desafios da profissão. Em sua fala, enfatizou a importância de fortalecer a visibilidade dos farmacêuticos como profissionais de saúde e destacou a necessidade de união.
O CRF-PR realizou dois eventos dentro da programação do III CBCF, a 954ª Reunião Plenária e a Reunião Geral dos Grupos Técnicos de Trabalho do CRF-PR.